quinta-feira, 14 de julho de 2011

TICS

O avanço da tecnologia é apontado como um dos principais responsáveis pelos grandes males causados à natureza. Não é de se negar que a poluição gerada por veículos e indústrias e a decorrente contaminação das águas e do ar, atingiram, em alguns lugares, índices insuportáveis. E, de fato, esse fenômeno decorre, principalmente, do desenvolvimento tecnológico e do sistema econômico reverenciados por grande parte da humanidade. Vale lembrar que, por trás das máquinas e do sistema, existe sempre a mente humana, que pode utilizá-los como lhe convir, para o bem do próximo e do planeta ou em detrimento dele.
Por sorte, uma dialética aplica-se a esse caso que, com o advento da ecologia e o despertar da consciência ecológica, encontra sua antítese naqueles que utilizam os frutos desse avanço na luta pela proteção do planeta e dos seres que o habita. Cada vez mais são desenvolvidas tecnologias menos poluentes e mais econômicas, ao mesmo tempo em que os métodos de fiscalização, controle, prevenção, remediação e limpeza de danos ao meio ambiente tornam-se mais eficientes. Outra grande aliada do planeta na era cibernética tem sido a Internet, que dissemina informações e campanhas na mesma velocidade em que se degrada, e a esperança sempre é de que a conscientização acabe por superar a devastação.
A fauna brasileira também está sendo beneficiada através de ações promovidas pela rede. Pioneiro em campanhas de proteção de animais silvestres, o Projeto TAMAR dissemina e executa, há 9 anos, uma campanha de adoção de tartarugas marinhas, que encerrou sua mais recente edição no último dia 31 de março, com um saldo de mais de 800 adoções. O papel da net na propagação e êxito dessa campanha, que tem abrangência internacional, é fundamental, pois as pessoas podem participar através da internet.
Se você o joga no lixo comum fique sabendo que se ele não for descartado de forma adequada pode causar sérios danos ao meio ambiente. Um monitor, por exemplo, pode ter até três quilos de metais pesados.
Já existem no mundo iniciativas para a reciclagem do lixo eletrônico. Uma das empresas que estão voltadas para esse assunto é a Ebay, empresa de leilões pela internet. A Ebay anunciou que se uniu aos principais fabricantes de informática e grupos de preservação ao meio ambiente para ajudar os indivíduos que possuem computador a se livrar desse lixo eletrônico de forma racional.

UNIDADE II

Atividade 7.1 - Reconhecendo boas apresentações digitais
O único ponto de dificuldade nesta atividade é que não encontramos o ícone de tradução.
Atividade 7.2 - Planejando sua apresentação
• Apresentação do grupo;
• Tema “Meio Ambiente X Tecnologia;
• Título A tecnologia a favor do meio ambiente;
• Os fatores positivos para fauna e flora;
• Os fatores negativos para fauna e flora;
• As tecnologias voltadas para a preservação do meio ambiente;
• Conhecer os incentivos do governo na agricultura para diminuição da contaminação ambiental.

TICS

As escritas manuais para a escrita digital se percebem que muda, são os ganhos e as perdas, pois como tudo, se não ser bem utilizado tem seu fator negativo. Um fator positivo é o fato de que os textos serem escritos digitalmente é mais acessível para todos, se postado, e quando há erros ou mudança de pensamento no meio do assunto, pode-se deletar o começo, sem ter que passar a limpo. O negativo é que se pode plagiar trabalhos de outras pessoas sem citá-las e perder o contato com a escrita manual, onde se escreve lendo e no mínimo faz uma reflexão sobre o assunto. Para que a perda venha ser minimizada e potencializar o ganho, deve-se incluir a tecnologia ao aprendizado do aluno, procurar conscientizar as crianças que o prejudicado é eles quanto ao seu aprendizado, ou que mesmo que entreguem trabalhos que eles apresentem o que auxilia na oralidade.

TICS

A preocupação apresentada de várias formas nesses vídeos nos faz refletir sobre a nossa prática na vida cotidiana, pois como foi abordado no vídeo criança alma do negócio ,a TV entre outras mídias faz com que nossas crianças sejam influenciadas, tornando-os consumistas, pois grandes partes das crianças passam muito tempo em frente a elas, que tem uma linguagem, imagens cativantes, despertando um desejo sem necessidade, o vídeo a fase da revolução industrial trás que em cada época ocorrem mudanças que geraram modificações na cultura e vida das pessoas, e que foi necessário se qualificar. Nestas modificações ficaram claro as diferenças entre as classes sociais. O impacto da tecnologia da informação na vida social abordada algo que vem acontecendo muito nessas décadas, as pessoas estão se tornando individualistas, interpessoais, sem práticas de lazer, fazendo da tecnologias camuflagens para viver, sem dúvida as TICs trouxeram avanços, melhorias, para facilitar a nossa vida. Outra melhoria foi das pessoas especiais, que trouxe autonomia, para poderem entrar no mercado de trabalho, ou simplesmente se comunicar com o mundo a sua volta, essa tecnologia transforma culturas, trás impactos que podem ser positivos ou negativos de acordo de como se utiliza, nunca deixando de evidenciar que nos é quem manipulamos ele e não o conteúdo que nele está nos manipular. O vídeo viciados em world of warcraft, mostra como um jogo influencia a personalidade de uma pessoa e como pode trazer ao vício que é um transtorno que está afetando muitas pessoas, que fogem da realidade de sua vida fantasiando, o que pode levar até a morte. Ladislau Dowlor- Educação e Tecnologia fazem uma breve síntese de como essas TICs afetam nossa vida e de como pode ser utilizada em sala de aula, pois tudo está informatizado e precisamos ter o conhecimento, onde a escola seja uma organizadora de conhecimentos. Bem tudo se remete que devemos saber usufruir das benfeitorias que as TICs nos trouxe sem isso venho nos prejudicar, e que possamos utiliza - lá com clareza em sala de aula para que a mesma seja uma auxiliadora de conhecimento.

UNIDADE II

Atividade 5.2 - Projeto Integrado de Aprendizagem
Como podemos observar as novas tecnologias nos trazem benefícios que precisam ser bem usufruídos, e como educadores devemos estar atentos e esses novos aprendizados para que possamos propiciar momentos de busca de conhecimento, orientar em dinamismos dos grupos que buscam se aperfeiçoar. Podemos utilizar esses mecanismos de maneira cooperativa aonde tiramos os benefícios subsidiando o nosso trabalho como educador e sendo mediar do processo de aprendizagem.

Atividade 5.3 - Pesquisando na Wikipédia
Este site trás algumas definições do que é o meio ambiente quais partes do mundo compõem o meio ambiente de que matérias são formadas cada área. http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
Atividade 5.4 - Pesquisando na Wikipédia
Arquivada desta página feita por Jorge (discussão em 22h48min de 23 de abril de 2004. Arquivada desta página feita por Ovídio (discussão) em 18h47min de 3 de julho de 2004.

Atividade 5.6 - Analisando a Wikipédia
Este site é muito interessante, pois trás os contextos dos mitos, e o significado de várias palavras, por ser um site privado, isso só quem a fez pode modificá-lo é muito bom, pois podemos ter um pouca mais de segurança quanto ao seu assunto, material, e foi muito boa a estratégia deste professor pois utilizou de um material que os jovens estas interados e criou algo que traga aprendizado que eles tiveram que pesquisar buscar o conhecimento para depois postar, trabalhou várias disciplinas interdisciplinarmente, e isto eles fizeram com prazer, motivação, pois outras pessoas irão ler o que postaram, estão de parabéns pelo projeto.

Atividade 5.7 - Publicando vídeo no YouTube
(Projeto Integrado de Aprendizagem

Atividade 6.1 - Experimentando o chat do ambiente e-Proinfo (01)
Esta ferramenta é interessante, pois hoje estamos perdendo o habito de mandar cartas, tudo o que queremos ligamos como o celular, ou mandamos um torpedo, entramos em vários chat e msm hotmail, são vários os mecanismos de comunicação e cada vez mais estão avançados, temos que estar atentos para poder mediar o nosso alunado, gosto de conversar no msm, tenho notícias dos meus amigos e parentes que não estão próximos.
Atividade 6.2 - Enviando e-mail
Na faculdade abri o meu Gmail, para trabalhos da monografia e outros de minha formação agora o hotmail é para diversão amigos meu lazer.
O remetente é: stela@gmail.com
Destinatário: maria@gmail.com
Assunto: montagem de aquecedores
Enviar está na parte superior do site o primeiro.
Salvar agora serve para salvar o que estou escrevendo ou baixando no arquivo se tiver alguma queda de conectividade. Descartar é jogar fora a mensagem escrita ou baixada.
Tem um arquivo baixado é um texto em pdf.
O arquivo está sendo passado para colegas
O remetente está passando pois achou que iria ajudar no projeto de suas colegas e é muito fácil passar trabalhos ou outras mensagens para colegas, uma mesma informação pode ser enviada a mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Atividade 6.3 - Experimentando enviar e-mail em grupo.
Mandar email já é uma pratica do grupo que não enfrentamos dificuldades, e como é um endereço eletrônico sempre devemos estar entrando para não perder a conta.

Atividade 6.4 - Experimentando o chat do e-Proinfo (2)
O chat de ponto de vista pode ser usado presencialmente, pois podemos estar oportunizando aqueles alunos tímidos ou que não falam a falar sobre os assuntos abordados e que possam trocar idéias, prestar atenção, para poder conversar expor sua opinião. E nas aulas a distancia é uma forma dos alunos discutirem o assunto e verificar se estão caminhando para um mesmo posicionamento.

Unidade IV 4.3

O texto Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico doa trabalhos realizados nas escolas do ensino fundamental de Florianópolis, vem retratando de como está se estruturando o nosso contexto social onde as multimídias de tornaram fundamental em nossos meios de comunicações, tudo pode ser expresso por este meio, pessoas se comunicam interagem, relata de como os brasileiros se adaptaram a esse meio de comunicação, onde passam mais tempo lendo por este meio do que pelo tradicional, livros e etc; sendo que os textos encontrados neste meio pode ter sentido mesmo sendo em códigos verbal, icônico, sonoro onomatopéias que demonstram alguma informação.
Este novo contexto de informações necessita ser mediados para que as crianças e jovens possam escrever e ler de maneira autônoma, critica e criativa, através das diversas possibilidades comunicativas existentes, por isto é importante que a mídia faça parte do contexto escolar para garantir a autonomia e para se refletir junto com os alunos, sendo auxiliadora para os educadores como ferramenta pedagógica. Pois possibilita trabalhar com conceitos chaves exigindo do alunado reflexão.
Aborda também seis conceitos; a da agencia, categorias tecnologias linguagens, audiências representação, onde deveram fazer parte da trajetória da mídia – educação não sendo a única verdade, mais os conceitos bases.
As experiências relatadas pelo textos são muito importante e interessante, pois todas as escolas tem TV e DVD e a utilizam para alguma finalidade com os alunos, os relatos nos faz refletir sobre a nossa prática. E de como em algumas escolas por causa do vandalismo de alguns alunos do ensino médio, perderam aquele tempo do recreio onde se colocavam música e dançavam cada turma se revezava e ficava um dia por semana, mas que em outras ainda se conseguiu manter onde os professores ficam responsável por dia na semana.
O que subtende-se sobre o texto é o que vemos hoje nas escolas muitos professores não querem mudar a sua prática, estão acostumados com ela e não acham que precisam mudar, pois trabalharam até agora desta maneira então não é preciso mudar. As tecnologias estão aí cada dia ficando mais complexas mais antenadas e se não conseguirmos buscar informações as nossas aulas se tornaram insuportável, pois os alunos estão nascendo neste meio tem facilidade de manusear, temos que saber agir frente a elas para poder orientar os alunos, para que possam ser críticos e atuantes.

Unidade III 3.5

3.5 conceito de currículo
O currículo escolar é as matérias pertinentes ao ano de estudo de uma dada escola, juntamente com as tecnologias são fundamentais no momento da vida moderna que temos que tudo a cada dia, tudo se transforma modifica.
O currículo reflete todas as experiências em termos deconhecimento que serão proporcionados aos alunos .
Algumas das contribuições que as tecnologias apresentam são: comunicação multidirecional, representação e produção colaborativa de conhecimento, metodologias que levam em conta o interesse e as preferências dos alunos.
Para desenvolver projetos no âmbito do currículo, primeiro o projeto tem que ter o foco na direção do aluno, oportunizando o mesmo a participar dos temas; fortalecer a sua autonômia, o comprometimento e as responsabilidades compartilhadas; valorizando diferentes habilidades.
Acredito que o projeto aplicado de certo ponto está inserido no currículo formal pois aborda no projeto o ano o tempo tudo especificado.
Da maneira em que foi apresentado acredito que seja parte do currículo e que o mesmo, foi de maneira singela o aprendizado com o auxilio das tecnologias, pois os alunos não puderam ter um contado manuseando os computadores mas na medida do possível com o data show, e filmes do you tube foi passado as novidades.

Unidade III 3.4

3.4 desenvolvimento do projeto
A aula iniciou com um combinado para ser esclarecido qualquer dúvida sem vergonhas, mas não seria tolerado qualquer tipo de piadinha de mal gosto que pudesse afetar o próximo lembrando o projeto já trabalhado sobre bullying.
A expectativa para a aula era muito grande por minha parte por saber que tenho alunos muito sarristas e não ligam com ameças e consequencias de suas atitudes, no entanto era um conteúdo que precisava ser abordado pois é assunto do conteúdo do 5 ano e por estarem na fase de transformações, e se em casa não tem esclarecimentos, poderíamos ter alunas grávidas, sem orientação como já aconteceu no ano passado.
Mas para minha surpresa a aula ocorreu maravilhosamente bem, os alunos prestaram a atenção em todos o filmes, comentaram, e por fim produziram.
Ainda estamos trabalhando em sala quando surge alguma dúvida, mas não aconteceu brincadeiras como estava esperando, que atrapalhasse a aula.

Unidade III 3.1

Atividade 3,1

No meu ponto de vista esse assunto ao mesmo tempo que é verdade, nos da receio, pois não temos uma educação voltada para essas mudanças, e muitas coisas serão precisas para que a educação chegue ao que o tema aborda. Na minha prática nem sempre é possível, que seja dialogada, mas faço o possível, pois estão numa fase de muitas perguntas e descobertas, e quando percebo alguns comentários, se na hora já posso falar, já abro a discussão, para todos, para saber a opinião de cada um, mas se considero que posso fazer melhor em outro momento, no outro dia, procuro filmes no you tube, e planejo em cima, para que eles vejam o que outras crianças ou estudiosos falam sobre o assunto. E por fim produzo em cima das discussões realizadas por eles. Na instituição que trabalho os alunos ainda não tem acesso aos computadores por falta de internet, mas coloco o que quero que vejam no pen drive e passo no data show.


3,2 tema: o corpo humano e suas transformações
No primeiro momento os alunos foi feito um acordo com os alunos para falar quando tiverem dúvidas mas que piadinhas de mal gosto não seria aceita, pois a transformação iria acontecer com todos uns mais cedo outros mais tarde e era bom que soubessem o que vai acontecer com ele, depois
assistiram vários filmes do you tube sobre a evolução do corpo, puberdade, fecundação. Após a cada filme se fazia a discussão e se tinham dúvidas eram apresentadas e quando necessário o filme era repetido para esclarecer, após o filme e os diálogos os alunos em grupos de 4 fizeram o sistema genital masculino e feminino, no outro dia ele explicaram o que desenharam cada parte e as suas funções no corpo. Depois que todos apresentaram eles fizeram uma atividade avaliativa sobre cada orgão do sistema genital masculino e feminino.

MATERIAL NECESSÁRIO: Pen drive, data show, gabinete do computador, cartolinas, canetinhas, lápis.

Unidade II - 2.6

PLANO DE AULA

TEMA: O bullying em sala de aula
OBJETIVO:
• Identificar os tipos de brincadeiras consideradas bullying;
• Desenvolver a habilidade de pesquisar nas TICs neste assunto importante;
• Estimular o respeito um ao outro através de depoimentos.
CONTEÚDO:
• Tecnologia (webquest);
• Bullying;
• Respeito.
DESENVOLVIMENTO:
De início haverá um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, o que acham, o que consideram importante, se já sofreram, se acompanharam na televisão sobre o assunto, logo após os alunos irão para o laboratório de informática, onde iniciarão a pesquisa com os sites devidamente selecionados, para buscar conhecimento sobre o assunto depois, entrarão em uma webquest, onde terá que ler a introdução, verificar as tarefas, analisar o processo e após isso desenvolver as tarefas propostas e a avaliação será de acordo com o conteúdo apresentado os critérios estão especificados.

PROCEDIMENTOS WEBQUEST
Importância do tema

O bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Sabe-se que ele se caracteriza por ameaças físicas ou verbais contra colegas, feitas de maneira repetitivas e em razão de certos estereotípicos criados pela sociedade. O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades e nas próprias famílias. Por isso, faz-se necessário que se proceda a uma discussão sobre o tema para o fim de identificar as formas pelas quais esse fenômeno se manifesta, buscando, com isso, minimizar os seus efeitos, que se operam, acima de tudo, no emocional do ser humano.

Tarefa

Os alunos deverão criar e encenar uma situação típica de bullying, demonstrando os efeitos deletérios de tal prática, sobretudo os prejuízos psicoemocional.

Procedimento

1. Inicialmente, os alunos deverão se dividir em grupos de no máximo 05 pessoas, e, na sequência, inteirarem-se sobre o tema, buscando conhecer o seu conceito e as formas como o bullying se manifesta nos mais diversos segmentos da sociedade.
2. Cada grupo deverá escolher um exemplo de bullying (em razão de cor, raça, sexo, idade, peso, dentre outros) e criar uma peça teatral.
3. Na mencionada peça, um dos personagens será o discriminado, outro será o defensor da vítima, sendo o restante dos personagens os praticantes desse ato discriminatório.
4. Os grupos deverão apresentar uma conclusão sobre o tema, apontando as questões mais relevantes e propondo ações preventivas que possam minimizar tal prática.

Recursos

Os alunos poderão utilizar os seguintes links para pesquisa do tema, sem prejuízo de outros que porventura vierem a ser descobertos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/bullying-escolar.htm
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/04/18/combate-ao-bullying-pode-desestimular-violencia-nas-escolas-924268953.asp

Avaliação

A avaliação será feita tendo por base os seguintes critérios:

1. Quanto à elaboração da peça teatral, levando-se em conta a desenvolvimento teórico:
09 – 10: ótima qualidade do material teórico apresentado;
06 – 08: boa qualidade do material teórico apresentado;
03 – 05: qualidade regular do material teórico apresentado;
00 – 02: qualidade ruim da material teórico apresentado;

2. Quanto à apresentação da peça teatral;
09 – 10: grande envolvimento do integrante, com intensa interação com o grupo;
06 – 08: envolvimento não muito intenso do integrante e pouca intimidade com o grupo;
03 – 05: pequeno envolvimento do integrante, demonstrando desinteresse com o trabalho do grupo;
00 – 02: ausência de participação, demonstrando não se importar com a tarefa proposta.

Conclusão

Com a elaboração do trabalho e a apresentação das diversas peças teatrais, espera-se que sejam demonstradas as questões mais relevantes que permeiam o tema e que sejam propostas ações preventivas que possam minimizar a prática do bullying nos mais diversos segmentos da sociedade.

Unidade II 2.3

Compreendi que hipertexto é um texto digital organizado de forma não linear, onde podem se encontrar um conjunto de informações que podem ser textos, palavras, imagens ou sons, através desses ícones que encontramos no hipertexto possibilita entender o assunto e navegar em outras informações, tornando uma pesquisa mais prazerosa, fácil. Podendo interligar assuntos que se remetem a pesquisa original dando-nos o poder de navegar construir conceitos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

HIPERTEXTO. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações. CARACTERÍSTICAS HIPERTEXTUAIS 1.1 Simultaneidade de produção e circulação. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral 1.2 Ausência de limites O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam. 1.3 Multilinearidade e fragmentação As questões relativas a Multilineaidade e fragmentação ao que se parece ser é uma das características mas salientes da hipertexto. A ela é associada toda a discussão entre o centro e o descentramento, construção e desconstrução de tal forma que a própria matéria do hipertexto fica escondida de baixo de conceitos e preconceitos. 1.4 Interatividade É possível amplia-se os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto, imagens, enciclopédias. Como conseqüência temos o sensível aumento do papel casual, dando ao leitor a pouca confortável sensação do seu domínio sobre o hipertexto, que no final é máxima

Fonte: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/#ixzz1Lb8T6zth
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/
http://www.educ.fc.ul.pt/hyper/resources/lareal-modelos.htm
http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/

Unidade 2 -2.2

Ao longo da história da humanidade a maioria dos registros feitos, em se tratando de narrativa textual, foram em forma de metanarrativas, que são as narrativas retóricas e lineares, com classificações hierárquicas e de forma que a leitura não é feita baseada em associações, como acontece no hipertexto. Tanto em registros religiosos quanto em livros didáticos a narrativa segue uma temporalidade linear, do mais antigo ao recente, de acontecimentos subseqüentes por períodos históricos, e por outros fatores próprios do projeto da modernidade. Porém no mundo contemporâneo nos deparamos com o excesso de informações e a urgência de seleção dessas informações. A estrutura de uma narrativa hipertextual vem permitir melhor desempenho nesta seleção de informações.
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à href="http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/#" onclick='Pal1359773861hw.hwClqnaj("interatividade");return false;' style="border-bottom: 1px dotted; color: rgb(0, 0, 255); text-decoration: underline;" onmouseover='Pal1359773861hw.hwShow(event, this, "interatividade"); this.style.cursor="hand"; this.style.textDecoration="underline"; this.style.borderBottom="solid";' onmouseout='Pal1359773861hw.hideMaybe(this, "interatividade"); this.style.cursor="hand"; this.style.textDecoration="underline"; this.style.borderBottom="dotted 1px"; ' oncontextmenu="return false;"interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Por muitos anos interagir com o computador exigiu uma base de conhecimento em alguns sistemas de hardware, mas com a evolução de softwares hipertextuais, cada vez mais têm sido aperfeiçoados mecanismos de interatividade através do mouse e de outros periféricos, como câmera, scanner, etc. A tela de um monitor apresenta-se hoje fragmentada e personalizada, proporcionando ao usuário a facilidade de acesso às informações e a forma lúdica de utilização das ferramentas.
Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais href="http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/#" onclick='Pal1359773861hw.hwClqnaj("interativo");return false;' style="border-bottom: 1px dotted; color: rgb(0, 0, 255); text-decoration: underline;" onmouseover='Pal1359773861hw.hwShow(event, this, "interativo"); this.style.cursor="hand"; this.style.textDecoration="underline"; this.style.borderBottom="solid";' onmouseout='Pal1359773861hw.hideMaybe(this, "interativo"); this.style.cursor="hand"; this.style.textDecoration="underline"; this.style.borderBottom="dotted 1px"; ' oncontextmenu="return false;"interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens.

Unidade 2

Unidade I pesquisa na escola

Audio 10 100,00% 50,00%
Animação 10 100,00% 45,00%
Mapas conceituais
Jogos 10 100,00% 60,00%
Simulações
(Outras...)

Registre a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a interação.
Tecnologia Número de docentes que fazem uso da tecnologia Postura estudante Comentarios
Leitor/receptor Autor
Correspondência impressa 12 100,00% 60,00%
Correspondência eletrônica (e-mail) 12 50,00% 45,00%
Fórum 5 20,00% 5,00%
Bate-papo 6 20,00% 20,00%
Audioconferência
Videoconferência
(Outras...)

Unidade I

Bom Ana!

No portal é possível constatar aonde o projeto de Aprendizagem escolhido se encaixa na grade curricular, apresenta vários temas sobre o mesmo assunto.
Discrimina as competências que o aluno poderá aprender com o dado tema, o tempo proposto ao projeto.
O mais importante é que mostra como o professor deve iniciar o assunto, quais as estratégias ele poderá adotar.
As tecnologias estão para aprimorar, render o conteúdo e uma chance de novo aprendizado. Chance de ilustrações, dizeres diferentes para o mesmo tema, é possível chegar em todos os alunos.
Tanto o professor quanto o aluno estará aprendendo, reorganizando conhecimentos, ampliando as possibilidades de aprendizagem por meio das tecnologias junto com os professores para auxiliá-los nessa caminhada.

Unidade I - 1.1

A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter Informações em Conhecimento.

Na sociedade em que estamos podemos afirmar que exige-se mais, para o aprendizado, no entanto tenho as minhas reservas quanto esse aumento da aplicabilidade de ensino, as vezes acredito que não está sendo de qualidade, e isso deve alertar, não é exclusivamente responsabilidade do professor, que diante dessa nova carga está tendo que ter novas atribuições que outra não tinha.

Por isto o autor expressou- se com esse dizer “cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender”, isto é o reflexo de uma sociedade desestruturada quando ao aprendizado, as lideranças não estão focadas, no que diz respeito a isso, podemos encontrar nas escolas, alunos passando fome, ou que não são educados de casa, o professor passa a então se desdobrar para ensinar o conteúdo que deve ser aprendido na referido série, e ainda ser astuto para educar, moral, bons modos, ética, etc;

A imprensa sem dúvida pode ser uma aliada, ou não ao processo de ensino aprendizagem, pois podemos a partir de uma notícia, documentário, entrevista, fofoca, podemos trabalhar vários gêneros textuais, sem contar nas discussões de moral, ética em sociedade que podemos abstrair desse contingente de informações, torná-los atuantes e críticos em suas leituras.

Mesmo vendo que as verdades hoje podem não ser amanhã devemos ensinar o alunado a abstrair o essencial do que lê, pois sabemos que tudo é flexível.

As competências para aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação é algo que ainda não está ao alcance de todas escolas, especialmente em se tratar as das periferias do nosso município, para que isto possa realmente vale-se sem demagogia, apenas em papel é necessária que haja uma grande capacitação nos docentes, material qualificado, espaço adequado, sem contar com equipamento de qualidade, tudo deve ser expressamente observado e depois por em prática.

Pois como foi mencionado nem toda escola tem o poder aquisitivo para oferecer aos alunos essas competências, o que acaba de certa forma sendo uma maneira de discriminação, pois está negando aos alunos o conhecimento que a sociedade de certa forma exige.

Unidade 1 - 1.3

A entrevista e os textos lidos nos remete a uma reflexão de como a escola deve repensar o seu ensino e mais como qualificar os professores pois estamos no meio de um fluxo enorme de informações vindas dos diferentes meios de cominucações que as vezes não é de total influencia positiva. A nossa atualidade necessita de mais conhecimento, pois o mercado de trabalho está exigente. requalificar, reorganizar são as palavras da vez, a escola tem que repensar o seu papel, pois a sociedade esta exigente tendo de requalificar profissionais. A escola e as tecnologias estão num certo ponto, que não se separam e temos que nos organizar para aprender esses novos conhecimentos, pois os alunos daqui em diante estão mais incluidos nesse contexto.

Unidade I - 1.2

Quem sou como professor e aprendiz?


Este assunto de ensino aprendizagem é tão complexo, pois vivemos num contexto que a cada dia tudo vai se informatizando, o que é verdade hoje, pode não ser amanhã, temos os meios de comunicações que estão trazendo uma difusão enorme de conhecimentos, que nem sempre podemos adaptá-lo ao nosso contexto social, onde os pais não são os mesmos do passado, que o professor tem que estar tendo que multiplicar-se para atender minimamente o aprendizado do alunado. Eu como professora, procuro estar atenta e me atualizando com as diversas informações que surgem, para facilitar e desde já inserir o aluno nesse mundo repleto de informações, sendo críticos atuantes no seu saber.