quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PROFESSORES APAIXONADOS


Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo.

Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.

Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.

Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão.

Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente. Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro.

Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração.Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.

Os professores apaixonados querem tudo.

Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los.

Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.

A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.*

6 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante, é para ver que o profissional da educação tem que lutar muito para ter seus direitos
reconhecidos

Anônimo disse...

Linda essa mensagem, todos os professores devem amar a educação... bjo querida.

Anônimo disse...

Continue assim, futuras professoras.

cleidiane, Gislaine e Luzia disse...

Ae meninas adoramos essa história
que póssamos está incluidos entre esses professores.bjs...

Unknown disse...

Ja pensou a responsabilidade de um professor? ja pensou que qualquer que seja o profissional, por mais competente que seja passou pela suas maos? pensastes que o professor tem duas familias? pois é, mais em tudo isso tem algo gratificante,quando alguem depois de formado vira para seu mestre e diz: se sou o que sou é porque deixaste em mim um pouco do que tu és.

Unknown disse...

Linda esta mensagem, não foi atoa que escolhi esta area. Amei querida.