terça-feira, 4 de novembro de 2008

JOGOS E BRINCADEIRAS


Para quem trabalha com educação infantil, é claro que a brincadeira é uma fonte de prazer no dia-a-dia das crianças. Mas o brincar também tem outras importantes funções no desenvolvimento infantil.
"A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações recíprocas, para aprender as normas sociais de comportamento, os hábitos determinados pela cultura; para conhecer os objetos em seu contexto, ou seja, o uso cultural dos objetos; para desenvolver a linguagem e a narrativa; para trabalhar com o imaginário; para conhecer os eventos e fenômenos que ocorrem a sua volta." "A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento, que vai dominar como componente, pois através dele a criança se coloca no meio, inteirando-se com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo, o espaço físico. Uma das funções da brincadeira é permitir à criança o exercício do movimento.(...) O movimento tem, assim, relevância destacada na infância, pois ele serve para a criança se relacionar com o outro, explorar o espaço - situando-se nele - , bem como os objetos e o próprio corpo."
Escrito por Carina às 11h21
BLOG Educação Infantil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, vou fazer uma pergunta, brincando se aprende??? Gostei da materia.

Anônimo disse...

Brincar é bom demais! Muitas vezes os adultos precisam reaprender a brincar porque esquecem disso ao longo da vida ou até mesmo porque não tiveram essa oportunidade enquanto criança. O brincar nos faz mais leves, autênticos e favorece a aproximação com as crianças, tanto a exterior como a que temos em nosso inconsciente.