quinta-feira, 14 de julho de 2011

TICS

O avanço da tecnologia é apontado como um dos principais responsáveis pelos grandes males causados à natureza. Não é de se negar que a poluição gerada por veículos e indústrias e a decorrente contaminação das águas e do ar, atingiram, em alguns lugares, índices insuportáveis. E, de fato, esse fenômeno decorre, principalmente, do desenvolvimento tecnológico e do sistema econômico reverenciados por grande parte da humanidade. Vale lembrar que, por trás das máquinas e do sistema, existe sempre a mente humana, que pode utilizá-los como lhe convir, para o bem do próximo e do planeta ou em detrimento dele.
Por sorte, uma dialética aplica-se a esse caso que, com o advento da ecologia e o despertar da consciência ecológica, encontra sua antítese naqueles que utilizam os frutos desse avanço na luta pela proteção do planeta e dos seres que o habita. Cada vez mais são desenvolvidas tecnologias menos poluentes e mais econômicas, ao mesmo tempo em que os métodos de fiscalização, controle, prevenção, remediação e limpeza de danos ao meio ambiente tornam-se mais eficientes. Outra grande aliada do planeta na era cibernética tem sido a Internet, que dissemina informações e campanhas na mesma velocidade em que se degrada, e a esperança sempre é de que a conscientização acabe por superar a devastação.
A fauna brasileira também está sendo beneficiada através de ações promovidas pela rede. Pioneiro em campanhas de proteção de animais silvestres, o Projeto TAMAR dissemina e executa, há 9 anos, uma campanha de adoção de tartarugas marinhas, que encerrou sua mais recente edição no último dia 31 de março, com um saldo de mais de 800 adoções. O papel da net na propagação e êxito dessa campanha, que tem abrangência internacional, é fundamental, pois as pessoas podem participar através da internet.
Se você o joga no lixo comum fique sabendo que se ele não for descartado de forma adequada pode causar sérios danos ao meio ambiente. Um monitor, por exemplo, pode ter até três quilos de metais pesados.
Já existem no mundo iniciativas para a reciclagem do lixo eletrônico. Uma das empresas que estão voltadas para esse assunto é a Ebay, empresa de leilões pela internet. A Ebay anunciou que se uniu aos principais fabricantes de informática e grupos de preservação ao meio ambiente para ajudar os indivíduos que possuem computador a se livrar desse lixo eletrônico de forma racional.

Nenhum comentário: