PLANO DE AULA
TEMA: O bullying em sala de aula
OBJETIVO:
• Identificar os tipos de brincadeiras consideradas bullying;
• Desenvolver a habilidade de pesquisar nas TICs neste assunto importante;
• Estimular o respeito um ao outro através de depoimentos.
CONTEÚDO:
• Tecnologia (webquest);
• Bullying;
• Respeito.
DESENVOLVIMENTO:
De início haverá um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, o que acham, o que consideram importante, se já sofreram, se acompanharam na televisão sobre o assunto, logo após os alunos irão para o laboratório de informática, onde iniciarão a pesquisa com os sites devidamente selecionados, para buscar conhecimento sobre o assunto depois, entrarão em uma webquest, onde terá que ler a introdução, verificar as tarefas, analisar o processo e após isso desenvolver as tarefas propostas e a avaliação será de acordo com o conteúdo apresentado os critérios estão especificados.
PROCEDIMENTOS WEBQUEST
Importância do tema
O bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Sabe-se que ele se caracteriza por ameaças físicas ou verbais contra colegas, feitas de maneira repetitivas e em razão de certos estereotípicos criados pela sociedade. O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades e nas próprias famílias. Por isso, faz-se necessário que se proceda a uma discussão sobre o tema para o fim de identificar as formas pelas quais esse fenômeno se manifesta, buscando, com isso, minimizar os seus efeitos, que se operam, acima de tudo, no emocional do ser humano.
Tarefa
Os alunos deverão criar e encenar uma situação típica de bullying, demonstrando os efeitos deletérios de tal prática, sobretudo os prejuízos psicoemocional.
Procedimento
1. Inicialmente, os alunos deverão se dividir em grupos de no máximo 05 pessoas, e, na sequência, inteirarem-se sobre o tema, buscando conhecer o seu conceito e as formas como o bullying se manifesta nos mais diversos segmentos da sociedade.
2. Cada grupo deverá escolher um exemplo de bullying (em razão de cor, raça, sexo, idade, peso, dentre outros) e criar uma peça teatral.
3. Na mencionada peça, um dos personagens será o discriminado, outro será o defensor da vítima, sendo o restante dos personagens os praticantes desse ato discriminatório.
4. Os grupos deverão apresentar uma conclusão sobre o tema, apontando as questões mais relevantes e propondo ações preventivas que possam minimizar tal prática.
Recursos
Os alunos poderão utilizar os seguintes links para pesquisa do tema, sem prejuízo de outros que porventura vierem a ser descobertos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/bullying-escolar.htm
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/04/18/combate-ao-bullying-pode-desestimular-violencia-nas-escolas-924268953.asp
Avaliação
A avaliação será feita tendo por base os seguintes critérios:
1. Quanto à elaboração da peça teatral, levando-se em conta a desenvolvimento teórico:
09 – 10: ótima qualidade do material teórico apresentado;
06 – 08: boa qualidade do material teórico apresentado;
03 – 05: qualidade regular do material teórico apresentado;
00 – 02: qualidade ruim da material teórico apresentado;
2. Quanto à apresentação da peça teatral;
09 – 10: grande envolvimento do integrante, com intensa interação com o grupo;
06 – 08: envolvimento não muito intenso do integrante e pouca intimidade com o grupo;
03 – 05: pequeno envolvimento do integrante, demonstrando desinteresse com o trabalho do grupo;
00 – 02: ausência de participação, demonstrando não se importar com a tarefa proposta.
Conclusão
Com a elaboração do trabalho e a apresentação das diversas peças teatrais, espera-se que sejam demonstradas as questões mais relevantes que permeiam o tema e que sejam propostas ações preventivas que possam minimizar a prática do bullying nos mais diversos segmentos da sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário