quinta-feira, 14 de julho de 2011

Unidade I - 1.1

A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter Informações em Conhecimento.

Na sociedade em que estamos podemos afirmar que exige-se mais, para o aprendizado, no entanto tenho as minhas reservas quanto esse aumento da aplicabilidade de ensino, as vezes acredito que não está sendo de qualidade, e isso deve alertar, não é exclusivamente responsabilidade do professor, que diante dessa nova carga está tendo que ter novas atribuições que outra não tinha.

Por isto o autor expressou- se com esse dizer “cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender”, isto é o reflexo de uma sociedade desestruturada quando ao aprendizado, as lideranças não estão focadas, no que diz respeito a isso, podemos encontrar nas escolas, alunos passando fome, ou que não são educados de casa, o professor passa a então se desdobrar para ensinar o conteúdo que deve ser aprendido na referido série, e ainda ser astuto para educar, moral, bons modos, ética, etc;

A imprensa sem dúvida pode ser uma aliada, ou não ao processo de ensino aprendizagem, pois podemos a partir de uma notícia, documentário, entrevista, fofoca, podemos trabalhar vários gêneros textuais, sem contar nas discussões de moral, ética em sociedade que podemos abstrair desse contingente de informações, torná-los atuantes e críticos em suas leituras.

Mesmo vendo que as verdades hoje podem não ser amanhã devemos ensinar o alunado a abstrair o essencial do que lê, pois sabemos que tudo é flexível.

As competências para aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação é algo que ainda não está ao alcance de todas escolas, especialmente em se tratar as das periferias do nosso município, para que isto possa realmente vale-se sem demagogia, apenas em papel é necessária que haja uma grande capacitação nos docentes, material qualificado, espaço adequado, sem contar com equipamento de qualidade, tudo deve ser expressamente observado e depois por em prática.

Pois como foi mencionado nem toda escola tem o poder aquisitivo para oferecer aos alunos essas competências, o que acaba de certa forma sendo uma maneira de discriminação, pois está negando aos alunos o conhecimento que a sociedade de certa forma exige.

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