quinta-feira, 14 de julho de 2011

Unidade IV 4.3

O texto Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico doa trabalhos realizados nas escolas do ensino fundamental de Florianópolis, vem retratando de como está se estruturando o nosso contexto social onde as multimídias de tornaram fundamental em nossos meios de comunicações, tudo pode ser expresso por este meio, pessoas se comunicam interagem, relata de como os brasileiros se adaptaram a esse meio de comunicação, onde passam mais tempo lendo por este meio do que pelo tradicional, livros e etc; sendo que os textos encontrados neste meio pode ter sentido mesmo sendo em códigos verbal, icônico, sonoro onomatopéias que demonstram alguma informação.
Este novo contexto de informações necessita ser mediados para que as crianças e jovens possam escrever e ler de maneira autônoma, critica e criativa, através das diversas possibilidades comunicativas existentes, por isto é importante que a mídia faça parte do contexto escolar para garantir a autonomia e para se refletir junto com os alunos, sendo auxiliadora para os educadores como ferramenta pedagógica. Pois possibilita trabalhar com conceitos chaves exigindo do alunado reflexão.
Aborda também seis conceitos; a da agencia, categorias tecnologias linguagens, audiências representação, onde deveram fazer parte da trajetória da mídia – educação não sendo a única verdade, mais os conceitos bases.
As experiências relatadas pelo textos são muito importante e interessante, pois todas as escolas tem TV e DVD e a utilizam para alguma finalidade com os alunos, os relatos nos faz refletir sobre a nossa prática. E de como em algumas escolas por causa do vandalismo de alguns alunos do ensino médio, perderam aquele tempo do recreio onde se colocavam música e dançavam cada turma se revezava e ficava um dia por semana, mas que em outras ainda se conseguiu manter onde os professores ficam responsável por dia na semana.
O que subtende-se sobre o texto é o que vemos hoje nas escolas muitos professores não querem mudar a sua prática, estão acostumados com ela e não acham que precisam mudar, pois trabalharam até agora desta maneira então não é preciso mudar. As tecnologias estão aí cada dia ficando mais complexas mais antenadas e se não conseguirmos buscar informações as nossas aulas se tornaram insuportável, pois os alunos estão nascendo neste meio tem facilidade de manusear, temos que saber agir frente a elas para poder orientar os alunos, para que possam ser críticos e atuantes.

Nenhum comentário: